SURVEY MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA
O presente projeto teve como intuito
trabalhar a questão da matemática em sala de aula utilizando as ferramentas
tecnológicas. Incentivar essa prática através da utilização de outras
ferramentas como o computador e internet, saindo do tradicional livro impresso
e quadro negro. Para tal finalidade utilizamos o site Survey Monkey e Google
Docs para elaborar as questões. Em seguida, disponibilizamos o material no blog
da escola e no facebook para que os alunos tivessem acesso. A utilização da
tecnologia para esse processo de ensino e aprendizagem faz com que os alunos se
interessem mais pela matemática. Assim, percebe-se que os educando atualmente
tem a necessidade de estar utilizando novas ferramentas de aprendizagem para
que possam se integrar ao processo de ensino e aprendizagem e não somente ser
receptores do conhecimento passado pelos professores.
Tecnologia Educacional
Passamos por diversas transformações na educação,
deixamos algumas ferramentas de aprendizagem tradicionais para incluir outras
como é o caso das tecnologias. Elas já fazem parte do dia a dia da escola. São
várias essas tecnologias e a cada dia chega mais uma para fazer parte do time
tecnológico. Para saber mais sobre essa evolução nas ferramentas de ensino
acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional
Rubem Alves - O Papel do Professor
Nesse vídeo mostra a entrevista realizada pela Revista Digit@l como o educador e escritor Rubem Alves. Alves, em sua entrevista, propõe outro tipo de professor, não aquele que ensina sobre as coisas, mais sim ensina a pensar. O professor deve instigar os alunos a querer saber, a provocar a curiosidade e não dar as respostas prontas, pois elas já estão nos livros, na internet. Alves, em sua fala, dá um exemplo, para incentivar a leitura não devemos obrigar a leitura mais ler com o aluno, dar o exemplo. Vale a pena conferir o vídeo. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU
PROJETO PROINFO
ESCOLA
ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
SURVEY
MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA
OUTUBRO
2013
SURVEY
MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA
Diego da Silva Souza (PROGETEC)
Diego Tamanini
E. E. Angelina Jaime Tebet
RESUMO
O presente projeto teve como intuito
trabalhar a questão da matemática em sala de aula utilizando as ferramentas
tecnológicas. Incentivar essa prática através da utilização de outras
ferramentas como o computador e internet, saindo do tradicional livro impresso
e quadro negro. Para tal finalidade utilizamos o site Survey Monkey e Google
Docs para elaborar as questões. Em seguida, disponibilizamos o material no blog
da escola e no facebook para que os alunos tivessem acesso. A utilização da
tecnologia para esse processo de ensino e aprendizagem faz com que os alunos se
interessem mais pela matemática. Assim, percebe-se que os educando atualmente
tem a necessidade de estar utilizando novas ferramentas de aprendizagem para
que possam se integrar ao processo de ensino e aprendizagem e não somente ser
receptores do conhecimento passado pelos professores.
Palavras-chaves: Tecnologia; Educação;
Matemática.
SURVEY
MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA
Diego da Silva Souza(PROGETEC)
Diego Tamanini
E. E. Angelina Jaime Tebet
Introdução
O
mundo em que vivemos atualmente está marcado pelos avanços na comunicação e na
informática e também por tantas outras transformações. As mudanças tecnológicas
afetam diretamente todos os segmentos da sociedade, e a educação não poderia
ser diferente.
A
cada dia surge algo diferente na tecnologia, e como todo mundo da sociedade o
professor deve estar atualizado quanto ao que surge, ao que é discutido e
divulgado para que assim possa estar enriquecendo seus métodos pedagógicos.
Segundo Perrenoud (2000: 139) “as novas tecnologias podem
reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos,
pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas,
diversificadas”.
A
tecnologia na educação é uma grande ferramenta de oportunidade para mudar os
métodos tradicionais e construir uma aprendizagem de forma mais dinâmica,
interativa, aonde os alunos possam ser os seus próprios construtores desse
ensino e aprendizagem. Para isso, o professor tem um papel muito importante, o
de levar às tecnologias a sala de aula, pois é a partir do professor que essas
ferramentas tecnológicas serão realmente utilizadas e da forma correta. Mas é
necessário o docente estar inteiramente conectado com as inovações e não ter
medo de utilizá-las para que haja o ensino e aprendizagem através das mídias.
As
ferramentas tecnológicas que temos atualmente para o uso na educação são
inúmeras. Para esse projeto selecionamos três ferramentas que estão presentes
na internet. Uma delas é o Survey Monkey que possibilita ao professor criar
questionários e analisar os resultados pelo site, podendo ser analisado as
respostas individualmente ou de forma geral. A outra é o Google Docs que dispõe
a criação de textos que podem ser compartilhados e vistos por todos. E também o
blog e facebook utilizado para divulgar as ações a respeito das equações de
matemática.
Com
isso, definimos que da matemática pode ser trabalho através de outras
ferramentas. A tecnologia é uma grande aliada, além de prende a atenção dos
alunos os instiga a ler e interpretar o que é proposto.
Desenvolvimento
Atualmente, a educação é
influenciada pela evolução das tecnologias da educação e informação. Não da
mais para pensar a educação sem a utilização da tecnologia para o ensino e
aprendizagem. Segundo Cursino 2011:
Para
educar nessa era, é necessário extrapolar as questões da didática, dos métodos
de ensino e dos conteúdos curriculares para poder encontrar caminhos mais
adequados. Isso implica repensar os processos de ensino-aprendizagem e
redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação de seus
alunos.
São várias as ferramentas tecnológicas
presentes na sociedade atualmente. Vão desde celulares até lousas digitais que
podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos. Cabe ao professor
procurar e se inteirar com essas novas tecnologias para mudar a sua didática no
novo cenário da educação brasileira.
As tecnologias voltadas para
a educação são numerosas, mais o professor tem papel fundamental para que essas
novas ferramentas de aprendizagem se tornem realmente um auxílio à educação. É
a partir do professor que as tecnologias são inseridas na educação, que através
das mesmas as possibilidades de ensino e aprendizagem de um conteúdo se
ampliam.
Para reforçar a afirmação
acima Malaré 2001 relata que o professor: “necessita
de estratégias pedagógicas para que ocorra de forma sustentada, portanto o
docente deve se adequar às novas exigências desse tipo de aprendizagem que
surgem com o uso das tecnologias”.
A
matemática pode ser ensinada de diversos suportes, o mais tradicional é através
do livro impresso e quadro negro. Assim, a tecnologia oferece acesso a
diferentes áreas de conhecimento e informação, e com as ferramentas como o
computador e internet proporcionam mudanças nas práticas pedagógicas dos
professores e no cotidiano escolar.
Os
educandos de hoje vivem na chamada “geração digital”, pensando nisso, é
necessário uma nova forma de ensino e aprendizagem para esses alunos, que devem
ser instigados e desafiados e não somente transmitir o conteúdo, eles devem
estar inseridos no processo de aprendizagem. De acordo com THIESEN (2012, p.
7):
As
práticas de leitura nos novos suportes são diferentes daquelas conduzidas na
forma tradicional. A internet e o ciberespaço são recursos tecnológicos que
proporcionam ao leitor uma abertura infinita de janelas para o conhecimento,
uma pluralidade de navegações que pode ser compreendida numa perspectiva inter,
multi e transdisciplinar, conduzindo o ato de ler a resultados imprevisíveis e
excitantes.
Pensando
nisso, o PROGETEC juntamente com o professor Diego Tamanini resolveram utilizar
as novas ferramentas tecnológicas para desenvolver o ensino da matemática. Para
isso, foi utilizado site Survey Monkey para a elaboração de questionários de
interpretação de textos. Também foi utilizado o Google Docs que serviu como
hospedeiro das equações.
Portanto, a
tecnologia não vem para tirar o trabalho do professor mais sim para somar no
processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Um conteúdo a ser trabalhado pode
ter diferentes possibilidades de ser assimilado.
Materiais e métodos
Para a execução desse projeto foi utilizado o site Survey
Monkey para a elaboração das equações referentes a questão da matemática que o
professor está trabalhando. Após a elaboração do questionário foi
disponibilizado no blog da escola facebook para que os alunos acessassem-no.
Também foi preciso criar uma conta no nome do professor para poder elaborar o
questionário. O questionário foi composto por 10 questões.
Foi utilizada uma aula para a elaboração das questões dos
textos para formular o questionário. Duas aulas para a hospedagem das questões.
Duas aulas para os que alunos lessem, interpretassem e respondessem as equações
e uma aula para discutir os resultados com os alunos.
Conclusão
Através da utilização dessa ferramenta tecnologia os
alunos demonstraram certo aumento pelo interesse à matemática. Só por estar em
um ambiente diferente, utilizando outras ferramentas de prendizagem, isso fez
com que despertasse nos alunos a vontade de aprender através da mesma.
Assim, nos perguntamos, se a tecnologia instiga tanto os
alunos por que não utilizá-la frequentemente? Não devemos ter medo, devemos
conhecer as tantas possibilidades de trabalhar com as tecnologias de ensino
presentes na sociedade e levá-las a sala de aulas para trazer ao aluno uma
dinâmica diferente de aprendizagem. A professora observou durante a execução do
projeto alguns alunos que não escreviam na sala de aula e estavam escrevendo no
computador. A partir dai já vemos a necessidade de incorporar as tecnologias no
ensino, pois os alunos vivenciam essa prática diariamente.
Esse projeto teve esse objetivo, trazer algo diferente e
dinâmico para instigar os alunos ao interesse à matemática através de uma nova
ferramenta tecnológica.
Referências Bibliográficas
CURSINO, Diane. Uso
pedagógico das lousas digitais, 2011.
Disponível em:<http://www.lami.pucpr.br/newsletter/site_news/artigo0105c.php>.
MORAN,
José M. Novos desafios na educação – a
internet na educação presencial e a distância, 2001. Disponível
em: <http://www.eca.usp.br/PROF/MORAN/novos.htm>.
PERRENOUD,
P. Novas competências para ensinar.
Porto Alegre, 2000.
THEISEN, Jossemar de Matos. Leitura e tecnologia: a busca de uma
interação sem fronteiras, 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4614.pdf>.
ANEXO
FOTOS DA CONCLUSÃO DO PROJETO - ALUNOS DO 7º ANO B
Nenhum comentário:
Postar um comentário