Projeto Proinfo

SURVEY MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA

O presente projeto teve como intuito trabalhar a questão da matemática em sala de aula utilizando as ferramentas tecnológicas. Incentivar essa prática através da utilização de outras ferramentas como o computador e internet, saindo do tradicional livro impresso e quadro negro. Para tal finalidade utilizamos o site Survey Monkey e Google Docs para elaborar as questões. Em seguida, disponibilizamos o material no blog da escola e no facebook para que os alunos tivessem acesso. A utilização da tecnologia para esse processo de ensino e aprendizagem faz com que os alunos se interessem mais pela matemática. Assim, percebe-se que os educando atualmente tem a necessidade de estar utilizando novas ferramentas de aprendizagem para que possam se integrar ao processo de ensino e aprendizagem e não somente ser receptores do conhecimento passado pelos professores.

Tecnologia Educacional 

Passamos por diversas transformações na educação, deixamos algumas ferramentas de aprendizagem tradicionais para incluir outras como é o caso das tecnologias. Elas já fazem parte do dia a dia da escola. São várias essas tecnologias e a cada dia chega mais uma para fazer parte do time tecnológico. Para saber mais sobre essa evolução nas ferramentas de ensino acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional



Rubem Alves - O Papel do Professor



Nesse vídeo mostra a entrevista realizada pela Revista Digit@l como o educador e escritor Rubem Alves. Alves, em sua entrevista, propõe outro tipo de professor, não aquele que ensina sobre as coisas, mais sim ensina a pensar. O professor deve instigar os alunos a querer saber, a provocar a curiosidade e não dar as respostas prontas, pois elas já estão nos livros, na internet. Alves, em sua fala, dá um exemplo, para incentivar a leitura não devemos obrigar a leitura mais ler com o aluno, dar o exemplo. Vale a pena conferir o vídeo. Acesse: http://www.youtube.com/watch?v=_OsYdePR1IU

PROJETO PROINFO
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET










SURVEY MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA

















OUTUBRO
2013


SURVEY MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA

Diego da Silva Souza (PROGETEC)
Diego Tamanini
E. E. Angelina Jaime Tebet

RESUMO
O presente projeto teve como intuito trabalhar a questão da matemática em sala de aula utilizando as ferramentas tecnológicas. Incentivar essa prática através da utilização de outras ferramentas como o computador e internet, saindo do tradicional livro impresso e quadro negro. Para tal finalidade utilizamos o site Survey Monkey e Google Docs para elaborar as questões. Em seguida, disponibilizamos o material no blog da escola e no facebook para que os alunos tivessem acesso. A utilização da tecnologia para esse processo de ensino e aprendizagem faz com que os alunos se interessem mais pela matemática. Assim, percebe-se que os educando atualmente tem a necessidade de estar utilizando novas ferramentas de aprendizagem para que possam se integrar ao processo de ensino e aprendizagem e não somente ser receptores do conhecimento passado pelos professores.


Palavras-chaves: Tecnologia; Educação; Matemática.
  

SURVEY MONKEY E BLOG: TRABALHANDO COM MATEMÁTICA

Diego da Silva Souza(PROGETEC)
Diego Tamanini
 E. E. Angelina Jaime Tebet


Introdução

            O mundo em que vivemos atualmente está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e também por tantas outras transformações. As mudanças tecnológicas afetam diretamente todos os segmentos da sociedade, e a educação não poderia ser diferente.
            A cada dia surge algo diferente na tecnologia, e como todo mundo da sociedade o professor deve estar atualizado quanto ao que surge, ao que é discutido e divulgado para que assim possa estar enriquecendo seus métodos pedagógicos.
            Segundo Perrenoud (2000: 139) “as novas tecnologias podem reforçar a contribuição dos trabalhos pedagógicos e didáticos contemporâneos, pois permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas, diversificadas”.
            A tecnologia na educação é uma grande ferramenta de oportunidade para mudar os métodos tradicionais e construir uma aprendizagem de forma mais dinâmica, interativa, aonde os alunos possam ser os seus próprios construtores desse ensino e aprendizagem. Para isso, o professor tem um papel muito importante, o de levar às tecnologias a sala de aula, pois é a partir do professor que essas ferramentas tecnológicas serão realmente utilizadas e da forma correta. Mas é necessário o docente estar inteiramente conectado com as inovações e não ter medo de utilizá-las para que haja o ensino e aprendizagem através das mídias.
            As ferramentas tecnológicas que temos atualmente para o uso na educação são inúmeras. Para esse projeto selecionamos três ferramentas que estão presentes na internet. Uma delas é o Survey Monkey que possibilita ao professor criar questionários e analisar os resultados pelo site, podendo ser analisado as respostas individualmente ou de forma geral. A outra é o Google Docs que dispõe a criação de textos que podem ser compartilhados e vistos por todos. E também o blog e facebook utilizado para divulgar as ações a respeito das equações de matemática.
            Com isso, definimos que da matemática pode ser trabalho através de outras ferramentas. A tecnologia é uma grande aliada, além de prende a atenção dos alunos os instiga a ler e interpretar o que é proposto.


Desenvolvimento

Atualmente, a educação é influenciada pela evolução das tecnologias da educação e informação. Não da mais para pensar a educação sem a utilização da tecnologia para o ensino e aprendizagem. Segundo Cursino 2011:

Para educar nessa era, é necessário extrapolar as questões da didática, dos métodos de ensino e dos conteúdos curriculares para poder encontrar caminhos mais adequados. Isso implica repensar os processos de ensino-aprendizagem e redimensionar o papel que o professor deverá desempenhar na formação de seus alunos.

São várias as ferramentas tecnológicas presentes na sociedade atualmente. Vão desde celulares até lousas digitais que podem contribuir para o ensino e aprendizagem dos alunos. Cabe ao professor procurar e se inteirar com essas novas tecnologias para mudar a sua didática no novo cenário da educação brasileira.
As tecnologias voltadas para a educação são numerosas, mais o professor tem papel fundamental para que essas novas ferramentas de aprendizagem se tornem realmente um auxílio à educação. É a partir do professor que as tecnologias são inseridas na educação, que através das mesmas as possibilidades de ensino e aprendizagem de um conteúdo se ampliam.
Para reforçar a afirmação acima Malaré 2001 relata que o professor: “necessita de estratégias pedagógicas para que ocorra de forma sustentada, portanto o docente deve se adequar às novas exigências desse tipo de aprendizagem que surgem com o uso das tecnologias”.
A matemática pode ser ensinada de diversos suportes, o mais tradicional é através do livro impresso e quadro negro. Assim, a tecnologia oferece acesso a diferentes áreas de conhecimento e informação, e com as ferramentas como o computador e internet proporcionam mudanças nas práticas pedagógicas dos professores e no cotidiano escolar.
Os educandos de hoje vivem na chamada “geração digital”, pensando nisso, é necessário uma nova forma de ensino e aprendizagem para esses alunos, que devem ser instigados e desafiados e não somente transmitir o conteúdo, eles devem estar inseridos no processo de aprendizagem. De acordo com THIESEN (2012, p. 7):

As práticas de leitura nos novos suportes são diferentes daquelas conduzidas na forma tradicional. A internet e o ciberespaço são recursos tecnológicos que proporcionam ao leitor uma abertura infinita de janelas para o conhecimento, uma pluralidade de navegações que pode ser compreendida numa perspectiva inter, multi e transdisciplinar, conduzindo o ato de ler a resultados imprevisíveis e excitantes.

Pensando nisso, o PROGETEC juntamente com o professor Diego Tamanini resolveram utilizar as novas ferramentas tecnológicas para desenvolver o ensino da matemática. Para isso, foi utilizado site Survey Monkey para a elaboração de questionários de interpretação de textos. Também foi utilizado o Google Docs que serviu como hospedeiro das equações.
Portanto, a tecnologia não vem para tirar o trabalho do professor mais sim para somar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Um conteúdo a ser trabalhado pode ter diferentes possibilidades de ser assimilado.

Materiais e métodos

            Para a execução desse projeto foi utilizado o site Survey Monkey para a elaboração das equações referentes a questão da matemática que o professor está trabalhando. Após a elaboração do questionário foi disponibilizado no blog da escola facebook para que os alunos acessassem-no. Também foi preciso criar uma conta no nome do professor para poder elaborar o questionário. O questionário foi composto por 10 questões.
            Foi utilizada uma aula para a elaboração das questões dos textos para formular o questionário. Duas aulas para a hospedagem das questões. Duas aulas para os que alunos lessem, interpretassem e respondessem as equações e uma aula para discutir os resultados com os alunos.

Conclusão

            Através da utilização dessa ferramenta tecnologia os alunos demonstraram certo aumento pelo interesse à matemática. Só por estar em um ambiente diferente, utilizando outras ferramentas de prendizagem, isso fez com que despertasse nos alunos a vontade de aprender através da mesma.
            Assim, nos perguntamos, se a tecnologia instiga tanto os alunos por que não utilizá-la frequentemente? Não devemos ter medo, devemos conhecer as tantas possibilidades de trabalhar com as tecnologias de ensino presentes na sociedade e levá-las a sala de aulas para trazer ao aluno uma dinâmica diferente de aprendizagem. A professora observou durante a execução do projeto alguns alunos que não escreviam na sala de aula e estavam escrevendo no computador. A partir dai já vemos a necessidade de incorporar as tecnologias no ensino, pois os alunos vivenciam essa prática diariamente.
            Esse projeto teve esse objetivo, trazer algo diferente e dinâmico para instigar os alunos ao interesse à matemática através de uma nova ferramenta tecnológica.
           
Referências Bibliográficas

CURSINO, Diane. Uso pedagógico das lousas digitais, 2011. Disponível em:<http://www.lami.pucpr.br/newsletter/site_news/artigo0105c.php>.

MORAN, José M. Novos desafios na educação – a internet na educação presencial e a distância, 2001. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/PROF/MORAN/novos.htm>.
PERRENOUD, P. Novas competências para ensinar. Porto Alegre, 2000.

THEISEN, Jossemar de Matos. Leitura e tecnologia: a busca de uma interação sem fronteiras, 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/inletras2012/Trabalhos/4614.pdf>.

ANEXO







FOTOS DA CONCLUSÃO DO PROJETO - ALUNOS DO 7º ANO B










Nenhum comentário:

Postar um comentário